Imagem1

4 motivos porque adoramos vegetais da época

It's only fair to share...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0

Consumir produtos da época é uma das melhores estratégias para assegurar bons preços, boa qualidade, boas combinações e ainda contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta. É certo que existem alguns vegetais que são naturalmente produzidos durante todo o ano, como as cebolas ou as cenouras, mas a maioria tem uma altura certa para colher e consumir com todas as suas vantagens!

Deixamos-lhe aqui alguns exemplos dos vegetais de Inverno:

Abóbora, acelga, agrião, aipo, alface, beterraba, brócolos, chicória, couves de Bruxelas, couve lombarda, couve portuguesa, espinafres, funcho, grelos, nabiças, nabo, rabanete, rúcula, pastinaca e repolho. De um modo geral, são vegetais de cor escura e forte, muito ricos em fibra.

Mas quais são realmente as vantagens de consumir os vegetais certos na época deles?

Custo: ser sazonal significa que, na época do vegetal existe maior produção e fora de época menor produção. Havendo maior produção, existe mais quantidade disponível. Logo há mais oferta e consequentemente o preço irá diminuir. Hoje em dia, com as grandes superfícies, existe uma oferta bastante uniforme durante todo o ano. No entanto, a importação ou a criação dos vegetais em estufas, tem acréscimos de deslocação ou produção, ficando sempre mais dispendioso. Por isso, até pode pensar na sua carteira antes de pensar nos benefícios nutricionais.

Qualidade: para produzir produtos fora de época, tem de se recorrer a condições artificiais (exemplo: estufas), aditivos, entre outras estratégias que poderão diminuir o valor nutricional e sabor de um produto. Para exportar vegetais e até fruta, é necessária a sua colheita antes destes estarem maduros. Isso significa que não irá ter toda a variedade nutricional que teria se tivesse completado o processo naturalmente. Na época natural do vegetal é mais comum haver menos importação, ou seja, que a compra (até das grandes superfícies) seja local ou pelo menos nacional. Isso significa que o vegetal tem mais possibilidades de completar a sua maturação naturalmente, pois o tempo de transporte até ao local de venda é inferior. Também devido a estes factores, o sabor dos vegetais na sua época é mais intenso e delicioso.

Combinações naturais: vegetais de época combinam entre si! Uma sopa de abóbora com espinafres, uma salada de alface, beterraba ou rabanete e rúcula, são combinações que não falham! Quando não souber que vegetais pode ou deve juntar, recorra aos da sua época.

Variedade: este é um dos ideais de uma alimentação saudável, importante para qualquer objectivo que tenha, seja manter uma alimentação equilibrada, emagrecer ou controlar alguma doença crónica. Fazendo escolhas dentro de cada época, irá consumir vegetais diferentes ao longo dos meses e ano. E mesmo dentro da própria época, tem várias opções para escolher e nunca se saturar.

Na equipa nutrihome, seja no aconselhamento alimentar, na ajuda na escolha dos produtos a ter em casa ou mesmo nas receitas que levamos para cozinhar consigo, temos sempre em conta o que está na época por todos estes motivos. Portanto, faça como nós: na altura de comprar, escolha o que está a dar!

Facebook Comments