Bunch of bananas isolated on white background

Por falar nisso… A banana é mesmo uma fruta proibida?

It's only fair to share...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0

A resposta a esta questão é em quase todos os casos: não. Apenas numa situação de insuficiência renal grave é que se poderia considerar proibida devido ao seu alto teor em minerais. De resto, a banana não é proibida.

Se está a tentar emagrecer, pode e deve comer banana, desde que saiba em que quantidade. Comer meia banana (média) é praticamente o equivalente a comer uma maçã, em termos calóricos; se escolher a banana da Madeira, pelo seu tamanho reduzido, 1 unidade continua a não ser equivalente a uma maçã (a equivalência será: três quartos de banana da madeira). No entanto, meia banana média tem mais hidratos de carbono, especialmente sacarose (açúcar) do que uma maçã com casca. Para além disso, a banana também é rica em fibra, contendo maior quantidade deste nutriente (cerca de 60% mais) do que a maçã com casca, o que pode atenuar a absorção dos seus açúcares naturais e ajudar a saciar.

Outra situação em que a banana é mencionada é quando existem cãibras. Aqui, a banana é claramente recomendada devido ao seu teor de potássio, fósforo e magnésio, minerais essenciais para o bom funcionamento muscular. Mantendo a comparação com a maçã, a banana tem cerca de 3 vezes mais potássio, fósforo e magnésio.

Por fim, em situações de obstipação (prisão de ventre), a sua recomendação é variável. Devido ao seu teor em amido poderá agravar esta situação, se bem que tal facto não acontece em todos os indivíduos. Nesta situação, deverá experimentar para poder concluir se interfere com o seu trânsito intestinal normal ou não.

Em conclusão, não tenha receio de comer banana, desde que o faça na quantidade certa.

Facebook Comments