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Exercício físico durante a gravidez – recomenda-se?

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Resposta curta, sim. Ajuda a manter um peso saudável, elimina toxinas, previne dores articulares, melhora a postura e ajuda a manter um estado emocional mais positivo e animado.

Mas há pontos a considerar:

1) Se a mulher for praticante regular de actividades físicas, poderá continuar a treinar quase com a mesma intensidade, mas terá que ter atenção os ajustes necessários;

2) Se não for praticante regular, deverá consultar primeiro o seu médico e começar com exercícios simples e de baixa intensidade;

3) Quais os melhores exercícios?

  • O treino cardiovascular ajuda na desintoxicação do organismo, melhora a circulação e promove um controlo de peso saudável durante a gestação.
  • O treino de força e musculação ajuda a manter um corpo mais firme, a melhorar a postura e a tornar o corpo mais apto a aguentar o stress corporal provocado pelo aumento de peso e de segurar um recém-nascido.

Ajustes e cuidados a ter:

– Treino cardiovascular deve ser de baixa a média intensidade, evitando que a frequência cardíaca suba acima dos 140 bpm (excepto casos excepcionais).

– Evitar actividades de maior impacto e risco de queda.

– Devido a um aumento hormonal que provoca uma maior flexibilidade, deverá haver algum cuidado com exercícios que promovam uma maior amplitude articular.

Pedro Laffan, Personal Trainer

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