types-of-sugar

Por falar nisso… Qual a diferença entre o açúcar mascavado e o refinado?

It's only fair to share...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0

O açúcar que adicionamos ao café, aos bolos, doces e outras receitas, é extraído da cana-de-açúcar e, consoante o tipo de processos a que é sujeito, pode apresentar-se da cor mel (mascavado) à branca (refinado). À medida que o açúcar vai aclarando, vai perdendo nutrientes e é sujeito a uma maior exposição de químicos, pois a produção implica um maior número de passos.

O açúcar mascavado contém um grande teor de melaço, poucos aditivos químicos e mais nutrientes. Chega a ter mais de vinte vezes a quantidade de potássio do que o açúcar branco*.

Já o açúcar branco é mais processado do que o mascavado, sendo a sua composição quase 100% de sacarose.

No entanto, o valor calórico é semelhante em ambos os açúcares, devendo o seu consumo (branco ou mascavado) ser esporádico, segundo a nova Pirâmide da Dieta Mediterrânica.

Ao ter que consumir efetivamente açúcar, escolha sempre o mascavado. Recomendamos que limite a adição de açúcar a outros alimentos e opte por comprar alimentos com baixo teor de açúcares adicionados.

 

*in Tabela dos Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge: açúcar amarelo – 53mg de Potássio/100g versus açúcar branco – 2mg de Potássio/100g.

Facebook Comments