batata-doce-emagrece

Por falar nisso… quais as diferenças entre a batata e a batata-doce?

It's only fair to share...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0

O consumo de batata-doce tem aumentado exponencialmente nos últimos anos sendo cada vez mais opção de compra em detrimento da batata inglesa. Mas, afinal, o que difere entre as duas?

A batata dita “comum” sempre assumiu um papel fulcral na alimentação portuguesa e, apesar do aumento do consumo da batata-doce, pelos motivos mais a frente explicados, não deixa de ser um alimento nutritivo, pouco calórico, rica em vitaminas e minerais, barato e versátil.

A batata-doce é originária da América Central e chegou à Europa praticamente na mesma altura da batata inglesa, em meados do século XVI. A batata-doce possui maior valor calórico que a batata comum no entanto, tem mais fibra. A principal diferença que justifica a opção da bata-doce em detrimento da batata, é o índice glicémico que é muito inferior na batata-doce. Quer isto dizer que, embora presentes em maior quantidade, os hidratos de carbono presentes têm menor impacto na glicose no sangue, sendo por isso lentamente absorvidos no organismo. Este facto tem um papel importante na regulação dos níveis de açúcar sanguíneos, sendo consequentemente um fator importante de saciedade. É ainda uma boa opção para diabéticos

Outro aspeto nutricional de relevo é o teor de vitamina A na batata-doce, vitamina esta inexistente na batata inglesa. Apenas 100g de batata-doce cozida fornecem o dobro da dose diária recomendada (DDR) desta vitamina. A vitamina A contribui para a manutenção da visão, pele, cabelo, função reprodutora e para um crescimento adequado.

Confira os valores nutricionais para cada alimento e vejas as diferenças:

PRODUTO DOSE KCAL PROTEÍNAS (g) GLÍCIDOS (g) FIBRA (g) VITAMINA A (μg RE) VITAMINA E (mg α-TE) VITAMINA C (mg)
Batata crua 100,00 89,14 2,50 19,20 1,60 0,00 0,06 14,00
Batata doce crua 100,00 118,77 1,00 28,30 2,70 650,00 4,60 25,00

 

Facebook Comments