SARRACENO

Trigo Sarraceno

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O trigo sarraceno, também conhecido por trigo mourisco, por muito que o nome indique diretamente a sua origem não se deixe enganar pois não se trata de um tipo de trigo mas sim de uma variante da família da quinoa. Tem vindo a ganhar fama pelas suas propriedades nutricionais, nomeadamente pelo facto de ser isento de glúten. O grão é transformado em farinha ou processado em grumos (semelhante ao arroz) ou massas alimentícias.

É um alimento altamente nutritivo de baixo índice glicémico por isso é benéfico em situações clínicas como a diabetes, sendo que os hidratos de carbono presentes têm pouco impacto na alteração dos níveis de açúcar no sangue. Tem ainda uma quantidade importante de fibra e amido resistente, favorável à saúde e preservação da flora intestinal, constituindo uma excelente fonte para quem sofre de obstipação.

Ainda que não seja particularmente rico em vitaminas, o trigo sarraceno fornece um aporte considerável de minerais, nomeadamente: manganésio, cobre, magnésio, ferro e fósforo. Comparativamente com outros cereais, como a aveia, trigo, cevada e centeio, o trigo sarraceno possui maior teor em antioxidantes, tendo ação anti-inflamatória e neuroprotectora.

Em suma, os efeitos na saúde já estudados destacam benefícios como:

  • Redução do colesterol sanguíneo;
  • Efeito antidiabético;
  • Anti-inflamatório
  • Efeito protetor cancerígeno
  • Efeito cardioprotector
  • Diminui tensão arterial
  • Melhora perfil lipídico sanguíneo

Na prática, poderá incluí-lo na sua alimentação, em pães, bolachas, papas ou outro tipo de preparados. É uma opção viável para celíacos e intolerantes ao glúten por se verificar a sua isenção. Da próxima vez que for às compras, considere o trigo sarraceno na sua lista de compras, utilize-o nas suas receitas e experimente sempre com ingredientes diferentes, diversificando ao máximo os sabores e a sua alimentação!

 

 

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