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Ideias para diversificar as suas Saladas

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O tempo tem vindo a dar tréguas e o aumento das temperaturas já indicam a chegada do tempo das saladas. Ainda que conhecidas como pratos de Verão, podem e devem estar na sua alimentação todo o ano. São, regra geral, pratos leves e saudáveis, compostos por vegetais e outros componentes. Pode adicionar componentes proteicas, como por exemplo: frango cozido ou grelhado, atum em água, pescada cozida, ovo cozido, delícias do mar, tofu, grão, feijão-frade, ervilhas – trata-se de uma questão de imaginação porque as opções são muitas e não estão todas descritas. Varie sempre e escolha sempre opções com pouca gordura.

Como referido anteriormente e, de acordo com o que é adicionado, uma salada poderá ser uma opção nutricionalmente adequada, equilibrada e muito agradável.

Hoje damos algumas sugestões para enriquecer este tipo de prato:

  1. Adicione frutas: ananás, melão, maçã, pêssego, manga são opções que combinam muito bem com qualquer salada.
  1. Adicione molhos diferentes e saudáveis:
  • Molho vinagrete
  • Molho de abacate: 1/2 abacate, sumo de 1 limão e folhas de hortelã e pimenta preta.
  • Molho de mostarda e mel: 1 colher de sobremesa de mel, 1 colher de sopa de mostarda e 2 colheres de sopa de queijo quark.
  • Molho de cebola e coentros: colocar no liquidificador 1 cebola cozida, 2 colheres de sopa de azeite e coentros a gosto.
  • Molho de iogurte: 4 colheres de iogurte, sumo de 1/2 limão, sementes de linhaça e hortelã ou salsa a gosto.
  1. Varie a base: existe uma gama vasta de bases que pode optar, não exclusivamente alface. Esta tem diversas versões: frisada, lisa, iceberg, roxa e pode dar um toque diferente aos seus pratos. Couve-roxa, lombarda, chinesa e rúcula são outras opções que conferem nutrientes e paladar. Poderá ainda colocar uma componente glicídica como: massa, arroz, batata, batata-doce, couscous, quinoa ou millet.
  1.  Adicione sementes: chia, papoila, abóbora, sésamo, linhaça, girassol e abóbora. Ao adicionar estes alimentos, enriquece o valor nutricional da sua salada e permite adicionar fibra ao preparado, benéfica na regulação do trânsito intestinal e na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
  1. Tempere e aromatize comervas frescas e especiariasa gosto. Evite ao máximo a adição de sal.

Ainda que com o desejo que o tempo quente se mantenha, encorajamo-lo a incluir saladas na sua alimentação todo o ano, com alimentos sempre diferentes, um prato colorido, com reduzido teor de gordura e sal e com um valor nutricional considerável, destacando-se a presença de vitaminas e minerais provenientes dos legumes e frutas adicionados.

Saiba mais ainda aqui

 

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