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Comer fora: regras que farão a diferença.

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A primeira sugestão, e muito importante é: não ir para o restaurante ou para uma superfície comercial com fome. O ideal será fazer um pequeno snack antes de sair, para que não corra o risco de cair no “mais olhos que barriga”. Uma peça de fruta, um iogurte magro ou outro pequeno lanche…

Para vegetarianos, já existem inúmeras alternativas e opções. O mesmo não se pode aplica para pessoas com doença celíaca ou com intolerância/alergia mais específica já que não é fácil encontrar locais certificados para o efeito. Os alergénios, hoje em dia, encontram-se assinalados e referidos em menus mas não em todos (apesar de obrigatório por lei) e, nesse caso, deverá pedir essa informação junto de um responsável.

Deixamos algumas dicas que poderão fazer a diferença na gestão do seu peso e na sua saúde, nas alturas em que opta por comer fora de casa.

  1. Evitar entradas

Não significa que não o possa fazer pontualmente, no entanto, as entradas contribuem em muito para o aumento do aporte calórico da sua refeição e, salvo algumas exceções, nem sempre são saudáveis. As azeitonas são uma opção mas é de salientar que a quantidade é importante e, apesar de conter gorduras saudáveis, não deixam de ser gorduras. Uma sopa de legumes é também uma excelente opção.

  1. Comer e mastigar devagar

Esta é uma estratégia para evitar comer demais. A informação de que está cheio demora mais tempo a chegar ao seu cérebro, por isso, deve comer devagar de forma a ter a sensação de que está saciado na altura certa.

  1. Escolher opções de grelhados, cozidos ou assados

Ao evitar fritos e guisados está a reduzir o aporte calórico da sua refeição e a evitar o consumo exagerado de gorduras.

  1. Evitar refeições pesadas ao jantar

Ao final do dia, excetuando quando se vai deitar mais tarde por algum motivo, o nosso organismo necessita de menos calorias. Por irmos dormir em pouco tempo, será ideal evitar refeições de difícil digestão. Opte por legumes e saladas e reduza as gorduras.

  1. Atenção às bebidas

A bebida ideal é a água. Deverá evitar álcool e refrigerantes dada a sua quantidade de químicos e açúcar que não lhe conferem título de saudável.

  1. Opte por fruta na hora da sobremesa

Muitas vezes até cumprimos um regime saudável, um prato adequado e nas quantidades equilibradas e, no final da refeição, não optamos pela melhor sobremesa. Não significa que não a possa comer pontualmente mas deverá dar prioridade à fruta, por conter açucares naturalmente presentes, baixo teor de gordura (só algumas frutas contém este nutriente) e é rica em vitaminas e minerais.

  1. Evite repetir

Repetir a dose contribui para que sejam cometidos excessos. Deverá ter atenção nas porções e não deverá comer mais do que faria em casa só porque come fora. Em vez de repetir, beba água, coma devagar e peça fruta como sobremesa.

A escolha do sítio também é importante: evitar cadeias de fastfood e optar por comida tradicional, onde poderá ter mais liberdade na escolha do prato, fará certamente a diferença.

Uma vez que comer também é prazer e um momento de convívio ou até mesmo de trabalho, não se deve privar de comer o que gosta. Almoçar e jantar fora deverá ser também um momento para disfrutar, no entanto, estas sugestões de fácil aplicação podem contribuir para um regime mais saudável quando comer fora faz parte da sua rotina diária.

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