Se há coisa que qualquer pessoa adora, são feriados! Por mais que gostemos da área em que estudamos ou trabalhamos, aquele dia extra em que não vamos trabalhar sem nos prejudicarmos por isso, é maravilhoso! Então quando calha antes ou após o fim-de-semana… é só TOP! E como os feriados sabem sempre a fim-de-semana, agimos como se fosse isso mesmo: fim-de-semana.
Lá em casa as coisas funcionam de uma forma muito simples: de 2f a 6f, fazemos/comemos refeições “normais”. E não, isso não significa almoçar e jantar apenas cozidos e grelhados, alfacinha e maçãs. Sacrifícios desnecessários não é comigo, apesar das pessoas acharem que as nutricionistas só comem 2 folhas de alface e meio peito de frango. Confesso que conheço uma ou duas assim, mas acreditem, não é de TODO a regra. Por isso, seja um estufado ou um belo assado (com a gordura adicionada controlada, claro), fruta como sobremesa, pão, granola, fruta, iogurtes, …, a semana passa-se de forma variada, saborosa e saudável.
Isto até ao fim-de-semana… aí há um jantar fora ou um convívio lá em casa, um passeio com um lanche diferente, enfim, vocês sabem. E não tem mal! É fim-de-semana, portei-me bem durante a semana, fui ao ginásio com frequência, tenho direito a uma, duas ou, vá, três refeições que saem do suposto. Três refeições já pode ser puxadote, mas tudo se consegue gerir.
Mas eis que surgem os feriados…e os seus almoços, jantares ou lanches extra…
“Ah, mas não é fim-de-semana, só tens de pensar que é um dia normal”. Não. Lamento. Não “sabe” a dia normal, sabe a domingo. E vocês sabem que sim! Apetece dormir até mais tarde, apetece passear, apetece praia (se estiver tempo para isso), apetece uma cerveja ou um cocktail à tarde, … E acima de tudo, apetece comer fora ou fazer jantar de domingo, que nunca é nada de jeito. Além disto, o que é que não apetece? Ir ao ginásio. E pior: o meu fecha aos feriados! E se já odeio correr, não é com esta vontadinha toda que o vou fazer a um feriado.
Como qualquer pessoa, gosto e preciso de ter o meu peso controlado, por todos os motivos, desde a saúde à estética. E estava controlado! E depois o que aconteceu?? Fim-de-semana prolongado de Páscoa, 25 de Abril e umas tentadoras pontes pelo meio. E a Páscoa da minha família é tipo um segundo Natal, mas isso é tema para outra Garfada.
Resumindo e concluindo: a carne é fraca, as tentações, mais que muitas e 1,5kg a mais em cima. Por isso, agora é focar, normalizar e recuperar.
Ah espera… vem aí o 1º de Maio, não é? BOLAS!
C.