A manteiga amendoim é um produto que tem vindo a ter muita procura no mercado e que tem muitos apreciadores: pelo seu sabor, propriedades nutricionais e versatilidade. Um alimento que à partida é saudável, se não forem tidas em conta algumas considerações, poderá passar a considerar-se um alimento não tão equilibrado para incluir na sua alimentação.
Se for um produto constituído de forma exclusiva de amendoim, trata-se de um produto saudável e nutricionalmente rico já que o amendoim é rico em gorduras insaturadas, as chamadas “gorduras boas”. É ainda rica em vitamina E e magnésio. Consegue encontrar esta versão à venda, sendo também possível fazer em casa, triturando os amendoins num robot de cozinha. Ainda que esta opção seja viável, o amendoim é um alimento calórico e rico em gordura pelo que deverá ter em atenção às quantidades que consome.
Consumida em grandes quantidades, e em resposta à questão inicial, a manteiga de amendoim pode contribuir para o aumento de peso.
Ao contrário de uma manteiga de amendoim 100%, isto é, feita exclusivamente a partir de amendoim, existem outras versões com adição de gordura, nomeadamente óleo de palma, açúcar e conservantes. Este tipo de processamento faz com que um produto nutricionalmente interessante se torne desaconselhado e pouco saudável. Esteja atento aos rótulos e procure uma versão feita apenas de amendoim.
Por ser rica em proteína, é uma boa opção a incluir numa refeição pós treino. Aliás, falamos de um produto versátil sendo que poderá incluí-lo:
- No pão
- Em panquecas
- Juntar ao iogurte natural
- Acompanhar com fruta, nomeadamente banana
- Adicionar a batidos
- Em papas de aveia ou de outros cereais
Quanto a valores nutricionais, uma colher de sopa de manteiga de amendoim tem:
- 98 Kcal
- 4g de Proteína
- 8g de Gordura total
- 1,1g de Hidratos de carbono
- 1,7g de Fibra
Concluindo, mais do que a questão do emagrecimento, há que saber escolher um produto constituído por ingredientes saudáveis, rico nutricionalmente e que possa trazer benefícios para a sua saúde. Não se esqueça de fazer exercício físico e variar a sua alimentação, escolhendo alimentos diferentes e nas proporções recomendadas.