bread-2193537_960_720

Pães há muitos: saiba como escolher

It's only fair to share...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0

Pães há muitos, e na hora de comprar há que saber escolher. É redutor assumir que o pão engorda já que tudo engorda se for em excesso mas mais que a quantidade, falemos da qualidade do produto em causa.

O pão é um alimento que, em regra, é saudável. Um produto inserido nas recomendações de uma alimentação mediterrânica e consumido há milhares de anos. Feito a partir de farinha, podendo ser de vários tipos e de cereais diferentes, água e sal: um combinado simples e muito apreciado, nomeadamente na gastronomia portuguesa. Hoje em dia, o seu processamento já permite características nutricionais específicas ou propriedades organoléticas diferentes.

É constituído essencialmente por hidratos de carbono, algum teor proteico, vitaminas e sais minerais. Dependendo do que é feito, poderá ter mais ou menos quantidade de fibra e possuir gordura ou não.

Constitui uma excelente opção para o seu pequeno-almoço ou para o lanche. Tenha especial atenção ao que adiciona ao pão: opte por produtos de charcutaria na versão magra, nomeadamente fiambre de aves, queijo magro (flamengo ou fresco), húmus, manteigas vegetais em moderação, creme vegetal em substituição da manteiga, pastas vegetais e feitas em casa, fruta (à partida uma combinação estranha mas muito agradável)…

Quanto mais escura e complexa for a farinha de que é feito, maior o teor de fibra. A fibra favorece o trânsito e saúde intestinal, promove a saciedade, regulariza a absorção dos açúcares dos alimentos e contribui para a prevenção de diversas patologias. Evite:

  • Pão feito exclusivamente de farinha de trigo
  • Pão com adição de açúcar e gordura
  • Pão embalado de forma, tem uma quantidade considerável de conservantes e açúcar para se manter comestível e saboroso por vários dias
  • Pão para hambúrguer ou cachorro e pão-de-leite.

Opte então por pães feitos a partir de farinhas mais complexas. Se comparar rótulos, poderá verificar que há pães integrais com maior valor calórico, no entanto, é de salientar que as calorias não são tudo e há que valorizar a qualidade do produto e o seu impacto na saúde. Prefira opções como:

  • Pão integral
  • Pão de centeio
  • Pão de milho
  • Pão de mistura (trigo e centeio u outros)
  • Pão de cereais (atenção à adição de gordura e açúcar)
  • Pão de alfarroba

Se for celíaco ou intolerante ao glúten, já existem opções viáveis no mercado e algumas com características nutricionais aceitáveis. Procure ler os rótulos e perceber que tipo de ingredientes contem. Para conferir um sabor agradável, normalmente, estes produtos têm adição de gordura e açúcares, retirando a qualidade nutricional do produto. Nestes casos, opte por fazer o pão em casa.

Congele o pão ou conserve em local fresco e seco, de forma a não criar bolor, no prazo máximo de 2 dias.

Na hora de ir às compras, tome nota das dicas que aqui apresentámos. No supermercado ou na padaria, procure sempre um produto de qualidade e feito com ingredientes que favoreçam a sua saúde: escolha um pão feito a partir de farinhas integrais, ricas em fibra e modere a quantidade porque tudo em demasia faz mal!

 

Facebook Comments