Foi criada por alunos da Faculdade de Engenharia do Porto e tem como principal objetivo auxiliar pessoas com restrições alimentares a escolherem e a comprarem alimentos de forma segura. A aplicação permite alertar os consumidores sobre os produtos potencialmente perigosos e que os podem colocar em risco.
Chama-se “Nutrisafe” e fornece dados sobre a informação nutricional e ingredientes do produto. Tem ainda o sistema de “semáforo nutricional” onde o consumidor poderá ver teor de açúcar, sal e gordura.
Além de todas as funções acima mencionadas, permite a sua personalização no sentido em que alerta as pessoas para a eventualidade o produto não ser seguro, tudo de acordo com as configurações do perfil do utilizador e as suas restrições alimentares.
Numa era em que a tecnologia assume um papel importante na sociedade, este tipo de iniciativas e serviços são uma mais-valia por se revelarem benefício direto nas pessoas. Contribui ainda para a literacia em saúde já que estes serviços permitem sempre a passagem de conhecimento e permitem ao consumidor fazer uma escolha informada e, neste caso, personalizada e de acordo com as suas restrições alimentares.
A equipa Nutrihome dá os parabéns a todos os envolvidos na criação desta aplicação!